Logo

O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

Créditos da imagem: Nuvem Literária

Autor: Neil Gaiman.
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 208
"Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo."
Sussex, Inglaterra. Um homem de meia-idade volta à casa onde passou a infância para um funeral. A construção não é mais a mesma, e ele é atraído para a fazenda no fim da estrada, onde, aos sete anos, conheceu uma garota extraordinária, Lettie Hempstock. Ao se sentar à beira do lago (o mesmo a que ela se referia como um oceano), o passado esquecido volta de repente. Um passado estranho demais, assustador demais, perigoso demais para ter acontecido de verdade, especialmente com um menino.

Quarenta anos antes, um homem cometeu suicídio dentro de um carro roubado no fim da estrada que dava na fazenda. Sua morte foi o estopim, com consequências inimagináveis. A escuridão foi despertada, algo estranho e incompreensível para uma criança. E Lettie - com sua magia, amizade e a sabedoria digna de alguém com muito mais de onze anos - prometeu protegê-lo, não importava o que acontecesse.

Este foi o primeiro livro do autor que li, e como esperado, fiquei com uma enorme vontade de conhecer suas demais obras. O desenrolar da trama é ótimo! Não como aqueles livros tediosos que começam com muito procrastinar, que apresentam os mistérios somente no meio ou no fim do enredo. O início do livro me deixou com desejo de lê-lo por inteiro em um só dia, e ao mesmo tempo receio de terminá-lo logo. Ele faz com que entremos no personagem, sintamos suas emoções, nos imaginemos dentro dos cenários da história... É cheio de fantasia e emoções fortes, como raiva, felicidade, e principalmente medo. Os personagens são extremamente cativantes e nos prendem do início ao fim.

O protagonista narra a história a partir de sua volta de um funeral, indo para sua infância e no final do livro voltando exatamente por onde começou. É incrivelmente surpreendente e o fim da trama me deixou em êxtase, desejando uma continuação e refletindo sobre tudo o que se passa. O Oceano no Fim do Caminho tem como tema principal uma amizade verdadeira e leal, e no decorrer das páginas nota-se as aparentes diferenças entre os personagens e seus pensamentos.
"- Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo."

11 comentários:

  1. Olá.
    Gostei da resenha do livro, parece ser bom.
    Beijo.
    "Nada" Maquiada

    ResponderExcluir
  2. Hey minha fadinha !! Que cantinho lindo que ficou com esse novo layout :)

    Que bom que gostou Gabi, tô louca pra ler, mas vou seguir a regra da TBR Jar e não vou trapaçear e esperar até ele ser sorteado hehe mas fico feliz em saber que você gostou dele o Neil sabe como criar uma história né?! ;) Bjos fadinha (º3º)

    ResponderExcluir
  3. AI QUE MEDO KK
    prefiro livros mais romanticos, não tenho coragem de ler esse não hehe
    mais e pra quem gosta nê? beijos
    http://lamoonier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. amei o blog é super meigo amei, e amei o post mais ainda parabéns linda e sucesso

    ResponderExcluir
  5. Esse livro esta na minha cabeceira! comecei ontem e já to gostando! :)

    ResponderExcluir
  6. Amo esse livro. Como você disse, é muito bacana livros que são interessantes desde o começo, e não apenas ficam interessantes depois e o começo é extremamente entediante e quase te faz abandonar o livro. Com esse desde o começo me cativei, amei.

    ResponderExcluir
  7. A resenha ficou muito boa, porém senti um tom um tanto quanto sombrio na história. Ou me equivoquei?
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade. Após a morte do minerador de opala, como eu disse acima, uma criatura é despertada. Essa criatura se diz presentear a todos com o que eles "queriam", dando dinheiro, etc. A história é, basicamente, de fantasia. Tente ler as primeiras páginas, acho que entenderá melhor. Espero ter esclarecido... ^^

      Excluir
  8. Ganhei esse livro de Natal. Só li um livro até agora do Neil Gaiman e adorei. Realmente espero gostar desse. Parabéns pelo blog, muito lindo.

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olaaá,
    que coisa mais linda o seu blog! Conheci quando você me seguiu no twitter HUHAUA
    O Oceano no Fim do Caminho é um dos meus livros favoritos, Neil Gaiman é sensacional. <3 A história continua na minha cabeça até hoje, é fascinante. Você escreve muito bem, adorei a resenha! Vou acompanhar seu blog agora. :3

    Beijos,
    (letitbela.com)

    ResponderExcluir
  10. Esse livro entrou para a minha lista de favoritos, pois me fez pensar durante a leitura, é extremamente bem escrito e ambientado e até hoje, se eu parar pra pensar sobre ele eu tenho muita coisa na cabeça! Ainda não publiquei a resenha dele no blog, mas logo deve sair... a fila de posts já está meio grande! hehehehe

    ResponderExcluir