Logo

Mansfield Park - Jane Austen

Fonte da imagem

Autor: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Ano: 2012
Páginas: 565

Aos 12 anos de idade a jovem Fanny passa a morar de favor em Mansfield Park, a casa do esposo de sua tia, Sir Thomas Bertram. Inteligente e estudiosa, ela logo se torna amiga de seu primo Edmund, o filho mais novo de seus tios, apesar de ser sempre destratada por seu tio e pelas suas primas fúteis. Com o passar do tempo Fanny se torna uma bela mulher, que acaba chamando a atenção de Henry Crawford, jovem que se tornou recentemente seu vizinho juntamente com sua irmã, Mary. Notando o interesse de Henry por Fanny, os tios dela logo promovem um encontro entre os dois para logo depois se sentirem revoltados com o desprezo que a jovem demonstra pelo seu novo vizinho.

Sou uma grande admiradora de clássicos, principalmente de Jane Austen, e recentemente adquiri as mais importantes obras dessa esplendida romancista do século XVII. A leitura da vez foi Mansfield Park, ou Palácio de Ilusões. Já havia lido Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, e Persuasão, e posso falar abertamente, de todos os já lidos, este foi o mais decepcionante. Para começar é um livro extremamente grande, - não que isso seja um problema - a leitura das 300 primeiras páginas é cansativa e tediosa, e a autora demora muito a apresentar os acontecimentos mais importantes do romance.

Fanny Price, a protagonista, é a mais irritante de todos os livros de Jane (pelo menos dos que eu já li). É submissa, acredita que devido a suas origens deve submeter-se ao mau tratamento de sua tia Norris e limitar-se às tarefas indesejáveis da tia Bertram. É uma mocinha covarde e ingênua, embora se permita sentir inveja daqueles que possuem melhor situação que a sua. Fanny tem preguiça de enfrentar a vida e suas dificuldades, age pela sombra e recua sempre que lhe é possível, além de achar que não poderia ser amada por homem algum por sua posição na sociedade. Mas é uma boa moça para o período em que se passa a trama, sem dúvidas. 
"A srta. Crawford tinha toda razão no que disse de você outro dia, que parecia quase tão receosa de ser notada e elogiada quanto as outras mulheres têm de ser desdenhadas." Momento em que Edmund (primo de Fanny) define-a em apenas uma frase, página 240.
O final do livro, para mim, foi uma grande surpresa, o que dá a leitura um ponto positivo. Com o decorrer da narração fui aprendendo a admirar as qualidades da protagonista, porém não o bastante para gostar da história em si. Confesso que esperava muito mais, inclusive as lágrimas que outras obras de Jane me proporcionaram. Contudo, não deixou de ser uma leitura válida e recomendável àqueles que gostam dos clássicos da literatura estrangeira. 

5 comentários:

  1. Nossa, só li duas obras da Jane, por enquanto. Razão e Sensibilidade (<3) e Persuasão. Outras obras, como Orgulho e Preconceito, Emma ou mesmo essa do Mansfield Park eu só assisti a filmes ou a série da BBC. E confesso, Mansfield e Park é deles o mais enjoativo também (o filme) :/ Por isso não fiquei muito surpresa por você não gostar tanto assim do livro, por que o filme é um pequeno porre também hahaha Agora se quer uma indicação, (se é que já não viu), assista a série Emma da BBC. GENTE, que moço lindo e que Emma linda são aqueles? Puro amor, sério.


    Beijo!
    http://superamorinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse é o livro da Jane Austen que eu tenho menos vontade de ler. Ele foi escrito um ano depois do Orgulho e Preconceito e não vejo quase ninguém falando dele.
    Eu não sei se conseguiria ler tudo, se a leitura é lenta :/ Como vocês tem força de vontade! \o/ Ainda bem que o final surpreende!
    Você já viu o filme?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amo/Sou Jane Austen, sério. Eu sou apaixonada por Mansfield Park, principalmente por causa do enredo. Digo, ela passou a vida inteira apaixonada pelo Edmund e mesmo podendo se casar com o Henry e ter uma vida razoável, ela resolveu seguir seu coração e manter o amor que tinha pelo primo. Gosto muito do caráter da Fanny, e gosto da maneira como ela lida com todas as situações da vida dela, mesmo sofrendo. Gente, esse livro é lindo.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ola, estou passando aqui para te avisar que o seu blog foi escolhido entre os blogs mais lindos da blogsfera, vem conferir :)
    http://lamoonier.blogspot.com.br/2015/02/layouts-inspiradores-dicas-para-ter-o_27.html

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabriela,

    Eu gosto muito de Jane Austen, mas seus livros em algum momento sempre se arrastam.

    Quem sabe um dia ainda leio esse livro.

    bju!

    Miriam ♥ Livros, Bobagens e Guloseimas!

    ResponderExcluir