Logo

3 Dicas para Organizar as Leituras



O início do ano, para mim, é um dos períodos mais conturbados. Devido ao início das aulas tudo parece ficar mais complicado, inclusive a leitura. Pensando nisso, resolvi listar para vocês três dicas que uso frequentemente para me organizar e conseguir ler tudo - ou quase tudo - o que planejo.

1. É essencial saber o seu limite! 
Isto é, quantos livros você consegue ler mensalmente. Baseie-se nessa análise e primeiramente separe os exemplares que quer ler em um determinado período. Cuidado com a quantidade! Inclua no planejamento aqueles que você imagina que conseguirá realizar a leitura. Leio no máximo três livros por mês, então separei até três livros para cada mês.

2. Faça metas.
Particularmente, acho um tanto trabalhoso fazê-la por escrito, pois como sou desastrada sempre perco a folha onde escrevi. Para facilitar essa tarefa há o tão querido Skoob (books de trás para frente), ele te permite selecionar os livros e montar metas anuais de forma rápida e prática. Também há uma segunda opção, o Livreto. No entanto, ele não possui a funcionalidade das metas. Sugiro marcar os livros selecionados para meta com a opção "quero ler".

3. TBR Book Jar:
TBR é uma abreviação da frase em inglês To Be Read, que em português é a nossa famosa lista Para Ler, e as palavras book e jar significam, respectivamente, livro e jarro. Assim, em resumo, TBR Book Jar quer dizer, basicamente, Jarro de Livros Para Ler. É uma forma fácil de sortear o nome de um livro e em seguida lê-lo. Basta cortar várias tirinhas de papel, escrever o nome de cada um dos livros selecionados em cada uma das tirinhas, colocá-las num jarro ou pote qualquer e sortear. Ao final de cada leitura, você faz um novo sorteio (sem trapaça, hein?).

Espero que as dicas sejam úteis a vocês. Caso utilizem de outras artimanhas para conseguir dar um bom andamento às leituras, compartilhem conosco comentando. E não se esqueça de dar sua opinião, hein?

10 comentários:

  1. Oi, Gabriela,

    Essas dicas são muito boas mesmo! Eu leio de três a quatro livros por mês, mas não sigo exatamente alguma regra.

    Eu fiz no blog um Desafio Literário para ler os livros que estão parados a muito tempo na estante, quero ler ao menos 12 deles.

    Se tiver curiosidade passa lá no blog!

    Um beijo!!

    Miriam ♥ Livros, Bobagens e Guloseimas!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas xD

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela RC
    Blog: Doce Sonhadora

    ResponderExcluir
  3. amei as suas dicas! Por conta da faculdade, acabo acumulando vários livros pra ler, tem uns que estão na minha estante a anos e ainda não li. Uma vergonha uma coisa dessa :(

    http://chuvadejujubas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, tudo bem?
    Suas dicas irão me ajudar bastante pois as minhas leituras estão uma bagunça haha adorei teu blog <3
    http://garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Então... Esse ano eu entrei na vibe de fazer as metas lá no skoob porque tenho alguns livros que realmente tenho que ler esse ano (os tadinhos já estão quase esquecidos na estante...rs) mas o que eu gostei mesmo foi do TBR Book Jar e que pretendo fazer por aqui.
    Cada vez que termino um livro não sei qual começar e não tinha pensando em algo assim. Adorei!

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabriela, tudo bem?
    Adorei as dicas. Realmente, quando as aulas começam não tem como ler o tanto quanto a gente quer. Acho muito legal a ferramenta de meta de leitura do Skoob, facilita bastante a nossa vida hahahaha.

    Beijos.

    www.cidadedascerejas.com

    ResponderExcluir
  7. Eu também tenho uma dificuldade enorme no começo do ano para conseguir me acostumar com as aulas, correrias do dia a dia e as leituras. Consegui ler bastante livros nesses dois primeiros meses e já estou separando os livros para maio que vão ser pelo menos três.

    Agora também estou a fim de fazer uma tbr jar para conseguir ler aqueles livros que ficam esquecidos na estante. xD

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bom?

    Nossa eu preciso me organizar... eu comprei varios livros e fiz uma lista dos que quero comprar para ler, depois acabei comprando novos e lendo, passei na frente dos que ja tinha comprado, ta uma bagunça, nem sei por onde começar, rsrs vou tentar usar suas dicas haha bjos
    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  9. Para metas, eu gosto mais do Goodreads do que do Skoob, achei mais fácil de mexer :D
    Eu adoro a ideia do TBR jar, mas nunca sinto vontade de ler o que eu tiro, então desisti! hahahah
    Algo que me ajuda é ter um caderno de leituras!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas, com a falta de tempo eu acabei diminuindo o meu ritmo de leitura, só fazendo metas que posso conseguir tentar reverter isso.

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir