Logo

Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

Fonte da imagem

Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 320

A história se inicia em 2009, quando o ativo e aventureiro Will Traynor é vítima de um acidente em que uma motocicleta colide contra ele, ocasionando sua tetraplegia e mais uma série de complicações, como a incapacidade de seu corpo de controlar a própria temperatura, pneumonias frequentes, e etc. Em seguida, Louisa Clark, uma mulher de 26 anos e sem muitas ambições, que trabalha como garçonete num café da cidade - que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas -, vê seu emprego ir ralo abaixo após o fechamento do estabelecimento. Ela mora com os pais, a irmã solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Pouco tempo depois, ela se vê obrigada a procurar outro emprego, e embora sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de Will, de 35 anos, tetraplégico, inteligente, rico e mal-humorado.

Por estar preso a uma cadeira de rodas, William Traynor, inconformado, desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto, enquanto planeja o dia em que poderá dar fim ao seu sofrimento. O que ele demora a perceber é que Louisa começa a dar cor a sua vida, tornando seus dias menos difíceis e aos poucos, fazendo-o ser um pouco do homem que foi um dia. O problema é que a Lou namora Patrick, um triatleta muito ocupado e pouco interessado nela.

O livro é narrado pela protagonista, porém também há capítulos para três outros importantes personagens: a mãe de Will, o pai, e Nathan (o fisioterapeuta e amigo). O que dá a narração a oportunidade de analisar os fatos pelo ponto de vista de outros e também de saber um pouquinho mais sobre a protagonista.
Esse livro é muito mais do que eu pude imaginar. É uma trama acerca de amor, família e as dificuldades constantes da vida. Uma grande lição, dosada com um pouco de pessimismo. Muitos já me disseram que não gostaram, justamente pelo pessimismo vindo de Will, que não aguenta mais dia após dia depender das pessoas pra tudo, até para se alimentar. No entanto, acho que o livro é bem próximo da realidade, pois, infelizmente, há dores que nem o amor pode amenizar.

Acredito que estava no período certo para uma trama marcante como esta, que me fez refletir muito sobre os problemas, às vezes pequenos, mas que tornamos maiores do que são de fato. Em alguns momentos me identifiquei bastante com a protagonista, com sua forma de pensar e seu jeito de deixar que a vida siga a seu próprio ritmo. A edição é linda! Intrínseca realizou um ótimo trabalho. A autora também me surpreendeu bastante, Jojo soube caracterizar cada personagem sem fazer a leitura ficar cansativa. Uma história que valeu a pena!
"Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível."

9 comentários:

  1. Adorei a resenha, quero muito ler esse livro. Bjs

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei bem interessante a temática que ele trás, é quase uma realidade que nem todo mundo que sofre acidentes conseguem se reencontrar e ser felizes como se nada tivesse acontecido, como sempre nos mostram na tv, tem gente que não é exemplo de superação, e eu acho que nos devemos saber dessa realidade, que é triste mas que existe. Vou adicionar no minha listinha de livros que quero ler.
    beijos!
    http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é maravilhoso! Eu li sem esperar nada mas foi aquele boom. A história é toda linda, engraçada mas ao mesmo tempo arrancou muitas lágrimas. Acho que foi o livro que mais me fez pensar depois de terminar a leitura.

    Soube agora que vai ter uma continuação e estou aqui pelando de felicidade e ansiedade. hahaa

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabriela, tudo bem?

    Acredita que nunca li nada da Jojo? Pois é, tenho que rever isso logo, se eu não me engano, esse livro vai ser adaptado para filme, não é?

    abs.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Omg,meu amor em forma de livro,também já fiz uma resenha dele no meu blog e posso dizer que amei a sua!
    Muito boa *-*

    http://leiturainconstante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabriela!
    Em primeiro lugar, gostaria de dizer que adorei o seu blog e já fiquei seguindo.
    E com relação ao livro Como eu era antes de Você, eu já li, amei e digo, não sou mais a mesma pessoa após esta leitura.
    E o quote "Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.", já diz tudo!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Gabriela, é a segunda resenha que eu paro pra ler deste livro, antes não e interessava por ele, agora estou ansiosa para ler, pelo jeito me parece um livro meio triste e sensivel eu estou nessa vibe e estou mesmo querendo chorar litros( como diz meu marido:vai entender né).

    BEIJOSSssss...
    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu estava esperando uma coisa totalmente diferente desse livro, chegaram até me falar que é pior que A Culpa é das Estrelas, impossível né? Até preferi muito mais e gostei de como se desenrolou, é realmente um livro que te faz se colocar no lugar do personagem e ao mesmo tempo pensar como um de fora.
    Adore a resenha! Beijos.

    catharsists.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Seu blog é lindo, fiquei encantada!
    bjs

    www.batomerrado.com

    ResponderExcluir