Logo

Extraordinário - R. J. Palacio

Fonte da Imagem

Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 320

August Pullman, Auggie,  nasceu com uma síndrome genética que lhe causou uma rigorosa deformidade facial e fez com que, alem de ter apenas 10 anos e já ter passado por inúmeras cirurgias, fosse educado em casa. Sua mãe acha, porém, que é hora dele sair de sua "bolha de proteção" familiar e ir pela primeira vez para a escola. August terá que lidar com o preconceito e olhares nada educados das crianças enquanto tenta mostrar que ele é como qualquer uma delas.

Preciso dizer que Extraordinário superou em muito minhas expectativas. Esperava um livro tedioso quando fui arrebatada com uma história tão simples quanto fascinante, que nos faz por muitas vezes refletir sobre nossa própria vida. Ainda, a estrutura do livro merece destaque e elogios: por se divido em capítulos curtos, narrados por August, mas que, periodicamente, apresentam a visão de outros personagens, é dado ao leitor uma visão ampla daquele universo que permite que penetremos ainda mais na história, ficando sempre com um gostinho de quero mais e tornando a leitura rápida e dinâmica.

"Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós."
Em nenhum momento a autora apresenta um coitadinho, mas sim um garoto talvez até maduro para sua idade, que aprendeu a lidar com o preconceito da sociedade e tenta sempre mostrar que é uma criança que, a despeito de sua deformidade, em nada difere de outras consideradas "normais". Por muitas vezes fiquei emocionada e por muitas outras me diverti com essa obra fantástica!

"Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida." 

11 comentários:

  1. Olá, adorei sua resenha!
    Estou doida para ler esse livro já tem um tempo. Acho a premissa muito interessante!
    Gosto de histórias que passem reflexões e tenham temas polêmicos como este.

    Beijos e boas leituras!

    www.deixaela.com

    ResponderExcluir
  2. Ola! vi muito esse livro pela blogosfera que acabei enjoando dele e não deia a atenção que o livro merecia,Nem sabia do que se tratava e estava perdendo a oportunidade de uma excelente leitura, August me parece um garoto incrível cheio de lições, valeu pela dica.
    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser muito bom. Eu sempre passei por esse livro nas livrarias, porém nunca me chamou atenção. Porém, agora estou bastante curiosa.
    O fato de ele não se apresentar como coitadinho é um grande diferencial. Todos temos nossas cruzes, e odeio quando alguém fica usando da sua para benefício próprio.
    Adorei a resenha. beijos.
    http://www.simplesmenteinsolita.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu quero muito ler esse livro ,já ouvir varias pessoas falando bem dele que agora me despertou uma certa curiosidade , a historia é encantadora da pra ver isso em sua resenha .Parabéns querida .

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/2015/03/parceria-dill-ferreira.html

    ResponderExcluir
  5. Oie é tão gostoso quando somos surpreendidas positivamente não é mesmo ? que bom que vc teve este momento.. sim todas as pessoas deveriam ter seu momento de reconhecimento .. parabéns pela resenha gostei muito ..bjss
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tinha esse livro mas nao tinha vontade de ler e acabei dando para uma amiga
    Pelo visto voce gostou pois avaliou com o maximo
    Beijoss
    Gio - Clube das
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom? Ai que livro fascinante, eu ja estava querendo ler, fiquei ainda mais com vontade, pois eu amo historias onde o personagem consegue encontrar novos caminhos mesmo na dificuldade, é inspirador! bjos

    ResponderExcluir
  8. Livro fascinante, oh coisa boa quando nos surpreendemos com um livro né?
    Eu quero ler esse livro, ele está no meu top 5
    beijocas
    By Jeeh Sena

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gaby. Antes de falar sobre o livro, eu preciso dizer que eu estou apaixonada pelo seu blog! Tão lindooooo!! ♥♥ Que capricho.

    Ah, eu amo extraordinário e assim como você eu me surpreendi demais. O que eu mais gostei no livro foi justamente a autora não fazer com que o August fosse um coitadinho, ele sempre se apresentou uma criança muito forte, madura e livre do preconceito. ♥ Definitivamente esse livro é um dos meus preferidos!
    Amei a resenhaaaa! ♥♥
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é um dos meus favoritos. Amo pra sempre, quero o livro de preceitos e nunca vou deixar de chorar em certos trechos. Esse livro mexe comigo em niveis inexplicáveis. E é o que você disse: tão simples quanto fascinante.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é uma lindeza, né? Fiz até meus pais lerem! haha
    Beijos! <3

    ResponderExcluir