Logo

A Escola do Bem e do Mal - Soman Chainani

No povoado de Gavaldon, a cada quatro anos, dois adolescentes somem misteriosamente há mais de dois séculos. Os pais trancam e protegem seus filhos, apavorados com o possível sequestro, que acontece segundo uma antiga lenda: os jovens desaparecidos são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornar os heróis e os vilões das histórias. Sophie torce para ser uma das escolhidas e admitida na Escola do Bem. Com seu vestido cor-de-rosa e sapatos de cristal, ela sonha em se tornar uma princesa. Sua melhor amiga, Agatha, porém, não se conforma como uma cidade inteira pode acreditar em tanta baboseira. Ela é o oposto da amiga, que, mesmo assim, é a única que a entende. O destino, no entanto, prega uma peça nas duas, que iniciam uma aventura que dará pistas sobre quem elas realmente são.

Livro 1 da Trilogia | Exemplar de parceria Editora Gutenberg | 352 Páginas  

Sophie, uma garota meiga, talentosa, e sobretudo linda, sonha incessantemente com o dia em que realizará seu sonho de ser levada para viver uma vida como verdadeira princesa. Enquanto isso, passa os dias cuidando de sua beleza e praticando boas ações, dentre elas, tentar ser amiga da garota mais temida do povoado: Agatha, que mora com sua mãe em um cemitério, se veste como gótica, gosta de pássaros mortos e tem um gato preto estranho. Segundo Sophie, tudo o que aparenta ser fora do comum tende a ser do mal. Por isso ela acredita que ambas serão levadas para a Escola do Bem e do Mal e terão suas vidas completamente transformadas. De fato, elas terão. 

Obviamente, uma delas tem que ser do bem e a outra do mal. No entanto, apesar das características dadas pelo autor no início da história, a verdadeira natureza das protagonistas não é explícita, sendo descoberta somente com o desenrolar da história. Confesso que de início achei a narrativa um tanto quanto massante, cada cena é muito bem detalhada e isso pareceu tornar a leitura cansativa. Porém, depois acabei percebendo o quanto esses detalhes enriqueceram o enredo e contribuíram para o final, que é totalmente imprevisível e surpreendente. Ao ler, você acha que sabe qual será o destino das meninas e qual rumo final suas vidas tomarão. Mas não, você não sabe, mesmo.

Para um primeiro livro da trilogia, Soman soube deixar os leitores ansiosos por mais. Ele cita contos de fadas clássicos e conhecidos, como Branca de Neve e Bela Adormecida, envolvendo-os com a história da escola. E não, isso não é spoiler, é o que torna o livro ainda mais interessante. Algo que me incomodou muito foi a personalidade de Sophie, que exalta sua beleza e se esquece de coisas importantes como a sabedoria e inteligência. Embora sua história de vida seja um tanto quanto triste e talvez possa ser uma justificativa para tal comportamento.

"O Bem perdoa, diziam as regras. Mas as regras estavam erradas. Tinham que estar. Porque ela não tinha perdoado. Mas não tinha perdoado mesmo." Pág. 151

Avaliei esta leitura com quatro estrelas. É uma grande história, com suas falhas, mas não faz parte da minha zona de conforto literária - da qual estou saindo cada vez mais graças às fantasias -. Valeu a pena a leitura, e acredito que valerá a espera pelo segundo livro da trilogia, que será lançado pela Editora Gutenberg provavelmente ainda em 2015.

14 comentários:

  1. Serio, eu amo livros assim de aventura, a qual os personagens tem que lutar para salvar o mundo e tals, estou bem curiosa para ler esse livro, quero muito ler, sua resenha está magnifica, e admito que preciso ler livros desse gêneros. rs

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá minha linda, como está? Amei sua resenha. Estou muito ansiosa para ler esta obra, mas nunca encontro em promoção ou e-books barato haha. É um gênero que nunca li nada parecido essa coisa de bem ou mal, que acaba não sendo nada disso devo imaginar. Fico feliz que tenha gostado da obra, mas que pena que não te agradou em todo.
    Beijos e muito sucesso florzita <3.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Adorei saber dessa mistura com contos, eu adoro qualquer coisa que relacione isso! <333
    Já quero ler o livro, ainda mais sabendo que mesmo para um primeiro livro de série, ele consegue empolgar o leitor por mais!
    beijos
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. Olha para ser sincera eu tive bastante interesse em ler esse livro.
    Está até na minha lista de leitura, até porque eu adoro livros desse gênero que falam de princesas e que tem um mundo mágico por trás e tudo mais. Eu sinceramente fiquei fascinada pela sua resenha e espero poder pedir em cortesia para a editora, porque estou bastante curiosa para saber sobre a história dessa personagens. E é sempre assim né? Sempre tem uma boa e uma ruim na história. Mas isso que é instigante. Espero gostar bastante.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-filhos-de-lilith-o-despertar.html

    ResponderExcluir
  5. Dias atras vi esse livro no skoob, mas por não conhecer o enredo ou por um simples descuido deixei passar. Infelizmente deixei passar. Pela resenha pude ver que esse é o meu tipo de livro, sou apaixonada por literatura fantástica <3 Quem sabe A Escola do Bem e do Mal não entra a lista de próximas leituras? haha
    Ah, parabéns pela resenha. Adorei como você descreve tudo de uma forma tão leve.

    http://bibliotecacolorida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Sabe que todo mundo sempre pegou no meu pé quando eu disse que queria muito ler esse livro? Tudo bem que o título não atrai muito, mas achei o enredo legal e depois de ler a sua resenha eu quero ainda mais ler esse livro. Achei a capa a coisa mais linda.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, adorei o nome do seu blog.
    Quando eu li a sinopse desse livro logo fui atraída e ele está na minha lista de quero ler.
    Mas agora com a sua resenha eu fiquei tipo: Meu Deus será que vai ter uma reviravolta?
    Agora estou ansiosa, mas não sabia que era uma trilogia.
    Espero ter a chance de ler o livro.
    Bjs e Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito de livros de fantasia,mas acho que a trama é meio superficial,mas quem sabe isso aconteça só porque ainda é o primeiro da trilogia,vou esperar as próximas resenhas para saber se quero ler ou não.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua Resenha!
    Confesso que á tinha ouvido falar desse livro mas não me interessei muito, acho que agora vou dar uma chance!
    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Menina eu tenho esse livro há muito tempo e tá aqui encalhado na minha estante.
    Pretendo, lê-lo em breve, o negocio é ter tempo.
    adorei a resenha, me fez pensar em subir ele na pilha, beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiee, tudo bem? Nunca tinha visto este livro, não gostei muito da capa, mas a história chamou bastante a minha atenção, fiquei curioso para conhecer mais sobre a Sophie, ela parece ser aquela protagonista que encanta o leitor e eu adoro me apaixonar pelos personagens dos livros rsrs, Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olhe, talvez ao longo do livro ela não te encante tanto assim não, viu? Esteja preparado para tudo, haha.

      Mas os personagens são mesmo muito apaixonantes.

      Excluir
  12. Oie Gabriela, Gostei muito deste trecho que tu escolheu para a resenha e que fala das regras, pelo que entendi será uma luta não apenas das partes mais também interna aos personagens. Gostei muito da resenha e do livro também. bjs
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, você entendeu muito bem. Haverá um conflito na história, assim como na realidade, entre o bem e o mal. O resto só dá para descobrir lendo!

      Excluir