Logo

O Doador de Memórias - Lois Lowry

Fonte da imagem

Autor: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 190

Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente – o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente. Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.

Esse livro é realmente encantador, pois nos mostra de uma forma clara e dinâmica como seria o nosso mundo, o que é aparentemente perfeito no livro, sem dor, mágoa ou tristeza. O que realmente devemos parar para pensar é que em um mundo assim, onde não há sofrimento, também não há felicidade, alegria ou prazer. Não há nenhum tipo de sentimento, não há cores, é um mundo vazio, em preto e branco.


Jonas que é designado para ser o receptor de memórias, consequentemente começa a descobrir por meio das memórias do guardião o que realmente aconteceu e o que é realmente viver. Ao sentir dor, fome e alegria, ele começa a sentir como se estivesse vivendo pela primeira vez. Mas o que ele faria agora, se todos a sua volta não fazem a mínima ideia do que ele viu ou sentiu? Se os seus próprios pais não sabem o que é o amor, como ele poderia ser amado? Como poderia continuar vivendo assim depois de tudo o que sentiu? Amei esse livro e estou ansiosa pelo segundo, é lindo, maravilhoso e brilhante! 

11 comentários:

  1. Quando vi o trailer desse filme fiquei fascinada,mas ainda não assisti porque quero ler o livro primeiro.

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
  2. Não tinha ouvido falar do livro , mais agora me interessei . Vou procurar com certeza *-*
    Bjnhs

    http://karoline-o-meu-melhor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro, depois de ver o filme. A proposta é realmente maravilhosa e até inovadora (se você considerar a época em que foi lançado), mas achei a leitura um tanto monótona. De qualquer forma, vale a pena conferir os dois.

    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  4. Antes de qualquer coisa, que layout lindo! Agora, vi o filme e não sabia que tinha livro. Fiquei feliz em saber e com muita vontade de lê-lo depois da sua resenha. Parabéns! Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. oi Gabriela, nossa que interessante, eu não conhecia nem livro nem filme, agora quero muito ler e ver, gostei do tema, viver num mundo perfeito não é um mundo ideal!
    blog http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi!
    Adorei sua resenha, simples porém passa tudo do que o livro se trata.
    Eu confesso que não tenho curiosidade pelo livro, e muito menos pelo filme. Acho que não faz muito meu estilo de leitura.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/04/tbr-maratona-literaria-24-horas-x2.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu já li esse livro e também gostei bastante! Acho que só não gostei mais porque achei ele muito curto! Acho que uma história boa dessas deveria ser maior.
    O 2° livro também é bom, uma pena não ser uma continuação do 1° que era o que eu imaginava :/.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie, Gabriela! Não conhecia o livro nem o filme, fiquei bem interessada principalmente depois de descobrir da distopia. Vou ler. Amei sua resenha, a propósito. Você sempre é sucinta, clara e não enrola.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada por esse livro, mas estou esperando a continuação dele um tempo já e nada.
    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu realmente não entendo por que vivo adiando a leitura desse livro, comprei assim que lançou e estava super animado, mas quando chegou, digamos que a vontade passou, mas como sempre leio resenhas ótimas sobre ele, darei uma chance.

    Beijos.
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem!?

    Eu li O Doador de Memórias faz um tempo! E adorei o livro, e o filme em seguida! Acho a história muito interessante e plausível. Gostei muito da escrita do autor também. Mas o final e a "continuação" que não é tecnicamente uma continuação, deixou a desejar. Gostaria de um futuro pro personagem ou pelo menos saber o que se sucedeu né? Enfim, em geral eu recomendo! O filme ficou bom, até me emocionei!

    Beijos, adorei sua resenha.
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir