Logo

Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

Foto: Psycho Reader

Autor: Laurie Halse
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 272


O que aconteceria se uma aposta, feita anos atrás, pudesse mudar totalmente a sua vida e da sua melhor amiga? Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou com uma mera aposta entre duas garotas normais para ver quem ficaria mais magra, se transforma em um jogo perigoso e obsessivo, onde duas adolescentes se tornam reféns do próprio corpo.


Nunca é o suficiente, Lia não come, se esconde facilmente atrás de todo mundo para que não chame a atenção. Depois de brigar com a mãe e ser internada em uma clínica está morando com seu pai, sua madrasta e sua meia irmã. Sua anorexia está cada vez mais grave e ela é a única a continuar negando.


"Eu sou essa garota. Eu sou o espaço entre minhas coxas, com a luz do dia brilhando por ali. Eu sou a ajudante da biblioteca que se esconde na sessão de fantasia. Eu sou o circo de aberrações envolto em cera de abelha. Eu sou os ossos que elas querem, em uma moldura de porcelana. Eu sou contagiosa."


Lia continua a tropeçar pelos dias, com fome, mas com medo de comer, assustada, mas com medo de sentir. Não há volta, ela diz, ela é assim, sempre será e ninguém a entende. Há uma linha muito tênue entre o que se deve ser feito racionalmente e o que é moralmente errado. É isso que o mundo traz, robôs vestidos de humanos, ambos obcecados pelo corpo perfeito, mesmo que isso signifique destruir a si mesmo. Na busca por si mesma, Lia precisa descobrir o que realmente importa, ou então seguirá o mesmo destino da amiga.

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, deveríamos ler esse livro. A anorexia e a auto-repugnância não são brincadeira e nunca foram. As consequências geradas por essas doenças não são caprichos, idiotices ou para chamar a atenção, como muitos dizem. Se você chega a esse ponto tentando mascarar sua aparência por fora, é porque você está morta por dentro, ou pensa estar. Essa leitura me abriu os olhos para o que pode estar acontecendo com pessoas a minha volta, pois não são transtornos incomuns, e muitas vezes são causados apenas por nos preocuparmos tanto com a beleza exterior.

Laurie é muito mais que talentosa ao abordar esse assunto; sua escrita é maravilhosa e se eu pudesse marcaria o livro inteiro. É uma leitura intoxicante e arrebatadora sobre o que significa ser você, mesmo quando a sociedade tenta te corromper. A autora aborda a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. É uma narrativa linda, forte, e sobretudo, realista.

"Estou entrelaçando os fios de seda da minha história, tecendo o tecido do meu mundo. A pequena duende dançarina virou uma boneca de madeira cujas cordinhas eram controladas por pessoas que não estavam prestando atenção. Eu girei até ficar sem controle. Comer era difícil. Respirar era difícil. Viver era o mais difícil."

8 comentários:

  1. Que resenha ótima! Você escreve muito bem O:
    Já baixei esse livro, mas ainda não comecei a ler. Acho muito interessante esse tema e precisa mesmo ser abordado para que mais pessoas fiquem informadas sobre ele. Espero que quando eu ler tenha uma experiência parecida com a sua haha
    Beijos

    Precisamos Falar Sobre Livros - http://pfslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu li esse livro e fiquei muito pensativa, sabe?! Laurie tem o dom de escrever sobre temas fortes de forma cativante. Um livro que vai ficar para a vida.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Desde a primeira vez que peguei o livro na livraria, já fiquei com vontade de ler!
    Você escreve super bem, e deu mais vontade de ler Garotas de Vidro!
    Beijos

    www.notavelleitura.blogspot

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem??

    Já vi o livro por ai, mas nunca li a sinopse pra ver do que se tratava... Me encantei com a sua resenha! Concordo com tudo, principalmente nos dias de hoje essas duas "doenças" são muito presentes... E raramente a pessoa se dá conta dela e admite ter enquanto ainda dá tempo de ter uma cura rápida... Já anotei pra comprar assim que possível

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde.

    Eu já havia lido uma resenha a respeito dessa obra, mas como ela não foi muito clara, nem senti interesse de lê-lo. Mas você escreve tão bem que estou com vontade de devorá-lo agora mesmo. Realmente, parece ser uma leitura bem pesada e tocante. Muitas pessoas no mundo passam por isso e, às vezes, nem possuem uma ajuda. É um assunto muito sério que deveria ser tratado com mais frequência.

    Beijos,
    Império Imaginário | Goulart, F.

    ResponderExcluir
  6. É a segunda resenha desse livros, e só serviu para crescer ainda mais minha curiosidade, concordo com você anorexia não é brincadeira, e as pessoas deveriam levar muito mais a serio, qualquer doença que deturba o psicológico da pessoa é uma preocupação que mata mais jovem que o câncer, mas como muitos dos sintomas são escondidos pela vitima acaba que as pessoas ao redor não ver ou trata como uma forma de chamar atenção.

    coisasdemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Não é a primeira resenha que eu leio elogiando a forma como a autora abordou esse tema.
    Eu sou doida para ler, conformo vc disse eu já ouvi falar mesmo que é intoxicante, mas uma leitura praticamente obrigatória! Espero conseguir lê-lo em breve!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Vou ser sincera, conheço o livro, mas não tenho tanta vontade de ler ele... =/
    Talvez pelo tema que aborda, vai entender, rs
    Adorei a resenha!

    Bjs
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir