Logo

Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.


Editora Martin Claret | Ano de 2013 | 304 Páginas


Sei que meras palavras não serão capazes de fazer jus a este livro. Eu realmente amei Orgulho e Preconceito, não há dúvidas, para mim, de que é o melhor livro escrito por Jane Austen.
"É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico precisa de esposa."

Pelo menos é isso o que pensa a Sra. Bennet, mãe de cinco filhas, que sonha que um dia todas elas estarão casadas. Dentre as cinco, a segunda, Elizabeth Bennet, talvez seja a que a mãe menos tem controle, já que Lizzy, cujo temperamento é totalmente diferente do temperamento das demais filhas, tem sua opinião própria e nunca se casaria somente por dinheiro. Lizzy acredita no amor puro e verdadeiro, e a existência deste seria o principal motivo pelo qual ela poderia se comprometer, mesmo que sua família não seja das mais ricas e ela reconheça cada falha dela.

Quando o Sr. Bingley, um afortunado jovem, se muda para Netherfield, ele não vem sozinho. O encantador Bingley trás consigo seu amigo, Fitzwilliam Darcy - ou simplesmente Mr. Darcy -. Socialmente reservado, seu decoro e retidão moral podem facilmente serem vistos como orgulho. A partir daí é que Lizzy conhece Darcy, e as primeiras impressões de ambos não são nada boas.

O título do livro pode ser rapidamente esclarecido nos primeiros momentos em que eles se encontram, o orgulho dela e o preconceito dele. Nem um pouco dispostos a corrigir as suas primeiras opiniões, eles seguem se encontrando cada vez mais, propositalmente ou não, até que o sentimento existente torna-se impossível de continuar sendo escondido. Como em grande parte do que escreveu, Jane surpreende o leitor com mais um de seus romances avassaladores, mas nada clichês.

"Em vão me esforcei. Não farei isso. Meus sentimentos não serão reprimidos. Você precisa me permitir dizer quão ardentemente a admiro e amo." - diz Darcy.

O foco principal de Orgulho e Preconceito está no fato de que os personagens percebem que estavam completamente enganados em relação ao outro, e se perguntam se serão capazes de voltar atrás. Deveria ser lido por todas as pessoas, pois é maravilhoso e envolvente. A escrita da autora é cativante e emocionante, nos fazendo querer mergulhar no livro e viver cada momento no universo que ela criou. A personalidade de Elizabeth e o amor de Darcy são admiráveis. Vocês não se arrependerão se lerem, é sem dúvida um dos melhores que pude ler.

"Minhas paixões e meus desejos não mudaram, mas uma palavra sua e jamais tocarei no assunto novamente."

16 comentários:

  1. Eu relutei muito em ler esse livro, achava que era complicado e que ia me sentir muito burrinha kkkkkk, mas depois que li fiquei extasiada. Nunca li nada tão bom na vida, claro...depois li Jane Eyre e juntos são meus livros preferidos. Depois eu li Persuasão, mas não curti tanto....e estou mega empacada em razão e sensibilidade....mas li também Lady Susan e amei!
    bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Eu amo tanto essa história que nem sei dizer <3 Tenho o livro na íntegra em português e uma adaptação mais resumida em inglês e o dvd da versão de 2005, sei as falas decoradas e já assisti a mais adaptações do que consigo contar nos dedos (inclusive já fiz um post, dividido em duas partes, com algumas dessas adaptações para o cinema e tv).
    Sou apaixonada pelo Darcy (quem não é?) e tenho a Lizzie como uma inspiração de vida.
    Amo, amo, amo!
    Beijo

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
  3. Olha eu comprei o livro e o DVD de Orgulho e Preconceito, mas eu ainda não assisti e nem li o livro. Estou esperando a hora certa para começar a ler sabe? Eu quero muito conhecer a escrita de Jane Austen e espero gostar bastante, porque todos tem falado muito bem de seus livros. Gostei da maneira como você abordou sua resenha e também seu ponto de vista acabou me deixando bastante curiosa para conhecer a história =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-feita-de-letra-e-musica.html

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é lindo, li milhares de vezes e não canso. a autora é cativante e o melhor, ela viveu a época. Isso torna a história melhor e realmente um livro histórico.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Orgulho e preconceito é um dos meus livros preferidos. Acho que Mr. Darcy e Lizzy são o casal perfeito em romance de época. A escrita de Jane é crítica e irônica em relação a sociedade de sua época.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu lí esse livro tem um tempo e também vi o filme. Recentemente tenho visto muitas resenhas desse livro, talvez por que já tenha se tornado um clássico imperdível. Ótima resenha! Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Acabei de ler esse livro e amei a história!
    Jane Austen cada vez me conquista mais com seus livros e esse é pra mim um dos livros favoritos que já também.
    Já assisti a adaptação desse filme umas milhares de vezes então sei a história praticamente decorada...rsrs.
    Sou apaixonada pelo Darcy, ele é um dos meus personagens masculinos favoritos da literatura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá; eu ainda não li o livro, mas preciso ler, ainda mais por ver tantos comentários positivos sobre a obra. Gostei da resenha.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?!

    Eu e a Maiah do blog Livros e Sonhos estamos fazendo o Projeto Lendo Jane Austen esse ano e mês passado a leitura foi de Orgulho e Preconceito. Eu não gostei tanto quanto você e a Maiah gostaram... As razões estão bem explicitadas em minha resenha. Eu prefiro mil vezes razão e sensibilidade. <3 <3

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Amo esse livro!
    Demorei um pouco para ler mas sem dúvidas valei a pena cada palavra e amo também o filme.
    É uma de minhas estórias favoritas!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  11. Está aí um clássico que nunca li, e me arrependo disso, preciso conhecer algo da Jane Austen logo! :(
    Adorei sua resenha, ficou bem direta e me deixou a par do que esperar da leitura. < 3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. um dos meus livros favoritos no mundo, mesmo que tenha sido escrito faz muito tempo ele não poderia ser mais atual. As pessoas e suas personalidades estranham desde sempre servem pra base de boas histórias. Mas eu amo tanto essa história, queria que todos lessem, asim como você disse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha! Confesso que sempre tive um interesse por esse livro, mas nunca tive a oportunidade de lê-lo... Sua resenha está muito bem escrita e desenvolvida! Adorei saber sua opinião!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Hey Alanys, tudo bem?
    Ainda não li Orgulho & Preconcentio, muito menos algum livro da Jane. Mas espero poder ler em breve.
    É notável que este livro tem muito a acrescentar, principalmente com uma história dessas!
    Beijocas
    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Ainda não li esse livro da Jane, so assisti os filmes e a serie deles. Atualmente estou lendo Razão e Sensibilidade e estou amando.
    um abraço.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito deste livro. É o único que li da Jane Austen, mas que me deixa com aquela vontade constante de ler outras coisas dela... O que me falta mesmo é tempo! Li este livro no curso de inglês, a versão original, e fiquei encantada com a escrita dela e a história do livro. Vi o filme também e gostei muito. Ler seu post me deixou com saudade da história e com mais vontade de colocar Jane Austen na minha meta de leitura ainda em 2015! Beijos!

    ResponderExcluir