Logo

Resenha Premiada: Mar da Tranquilidade - Katja Millay

Imagem: Irmandade Literária
Autor: Katja Millay
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 368

Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele. A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida. À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer.

O livro é narrado em primeira pessoa por Nastya Kashnikov e Josh Bennett. Nastya, uma garota de 17 anos cuja vida nunca foi como a das demais garotas, passou os últimos três anos alimentando uma fúria inexplicável e o desejo de vingança, isto porquê foi privada de algo que a tornava viva e completa. Aos 15 anos algo aconteceu, e de certa forma a matou, tirou sua identidade, desfigurou-a, lhe deixou cicatrizes externas e internas. Sabe-se que sua mão esquerda foi muito danificada, 22 dos 28 ossos que têm foram quebrados, precisando então lidar com pinos, ossos estilhaçados e a falta de controle total de sua mão. Ela não fala mais; como consequência resolve se isolar, odiar a tudo e todos. Desejando se poupar do santuário de lembranças que é a sua casa em Brighton, Nastya resolve se mudar para outra cidade e morar com a tia Margot - uma solteira de 30 e poucos anos, linda e atraente. Presumindo que adotar outra personalidade esconderá a frágil garota que é, ela muda desde suas roupas a seu comportamento. O que ela não sabe, porém, é que o futuro de sua vida pode passar a pertencer a alguém.

"Até que morrer não é tão ruim assim depois que já aconteceu uma vez. E eu já morri. Não tenho mais medo da morte. Tenho medo de todo o resto."

Josh Bennett, também de 17 anos, tornou-se sinônimo de morte para todos a sua volta, seus entes mais queridos faleceram tragicamente, restando a impressão de que se aproximar demais dele pode significar não pertencer mais a este plano. Desde a morte da mãe e da irmã, parecia que ele também havia perdido o pai e a si mesmo, já que ambos nunca mais foram os mesmos, até que ele realmente perde e busca aceitar, seguindo sua vida na companhia do avô - já muito doente e debilitado. Josh não se permite atrair a atenção das pessoas, mesmo que elas o notassem, já que preferem negar sua existência do que questionar-se quem ele verdadeiramente é. Com todo o seu jeito misterioso e sereno, Nastya enxerga nele uma espécie de campo de força, que o permite passar despercebido da mesma forma que ela gostaria. Invejando tal capacidade, algo nela é despertado, colocando em jogo a vida que vem tecendo cuidadosamente.

Quando o romance entre ele e Nastya começa a se desenrolar, Bennett já está emocionalmente cansado de perdas, o que torna a possibilidade de haver sentimentos entre ambos carregada de frustrações. O período em que Nastya sentia pena de si mesma cessou, dando lugar ao ódio, inconformismo e à culpa. Já que não teve controle sob o que sofreu, ela se sente impotente, preferindo que a dissessem que ela foi a culpada por tudo. Eles precisam conviver com o passado assombrando-os, dia após dia.

"Acho que sempre vou estar despedaçada. Posso trocar os fragmentos de lugar, rearrumá-los, dependendo do dia, dependendo do que eu preciso ser. Posso mudar num piscar de olhos e ser muitas garotas diferentes, sem que nenhuma delas tenha que ser eu."

Em alguns momentos da narração são notáveis as subjetividades, também há alguns palavrões e cenas em que a maturidade para a leitura é fundamental. Por tudo o que os protagonistas sofreram, muito do que dizem é carregado de ódio, rancor e agressividade. Nastya, principalmente, se martiriza por quase todo o decorrer da história, o que pode não ser a preferência de qualquer leitor, mas não foi problema algum para mim. Pelo contrário, desde o início senti vontade de que os personagens realmente existissem, senti vontade de consolar Nastya, dizer muitas coisas a ela e abraçá-la. Me identifiquei com diversas passagens do texto, fiz sete marcações com post-it mas ainda assim gostaria de ter marcado o livro todo.

É o romance de estréia de Katja Millay, o que não me ocorreria de forma alguma, já que a construção dos personagens e do enredo é perfeita. A autora trata de temas polêmicos com muita facilidade, mescla um enredo triste e transitório de forma que a curiosidade do leitor é despertada cada vez mais. A opção da autora de revelar os principais mistérios dos protagonistas mais ou menos na metade do livro, deixou o final com um "quê" de que poderia ser melhor, mesmo sendo imprevisível. 

Facilmente definido como uma leitura extremamente perturbadora, Mar da Tranquilidade era uma das minhas mais desejadas leituras; apostei todas as fichas e preciso ressaltar que valeu a pena. Certamente não serei mais a mesma, a protagonista me ensinou que algumas tragédias podem tirar algo de você, mas se ainda assim você puder acordar e levantar os pés para caminhar, há motivos para acreditar nos milagres cotidianos, coisas como seu coração continuar batendo.

Sorteio:

Sabia que você pode levar este livro para casa? O Dia dos Namorados já passou, mas mesmo assim resolvi presenteá-los com um romance arrebatador, tudo isso em parceria com a Editora Arqueiro. Não são muitas regras obrigatórias, são poucas e úteis para a divulgação do sorteio. As demais que surgirão após o preenchimento das obrigatórias, são chances extras que podem te favorecer. 

Regras obrigatórias:
- Deixar e-mail para contato;
- Curtir a página do blog;
- Seguir no GFC (é fácil e dá para seguir com qualquer conta);
- Compartilhar o banner da promoção no facebook;
- Curtir a página da Editora Arqueiro.

Importante: A promoção se inicia hoje e termina no dia 18 de Julho ao meio dia. É necessário que deixe e-mail para contato! O vencedor será anunciado na página do blog e nessa mesma postagem, e em seguida eu entrarei em contato por e-mail; caso o ganhador não responda em 48h o sorteio será refeito.

O envio do exemplar é de plena responsabilidade da editora.

a Rafflecopter giveaway

18 comentários:

  1. Estou doida pra ler esse livro, parece mesmo ser uma história extremamente perturbadora e super emocionante, já está pra minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  2. Já faz um tempinho que leio esse livro. Todas resenhas que leio diz que é carregado de emoções e lições *-*
    Estou muito curiosa para saber o que aconteceu na vida deles para decidirem tomar essas decisões de se isolar!
    Estou participando do sorteio e torcendo muuuito *-*

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  3. Participando e torcendo muito para ganhar!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante a resenha! Estou participando do sorteio.
    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Amo a capa desse livro. Talvez seja porque me faça lembrar de testes psicológicos aplicados há muito tempo atras. Pela resenha dá para perceber que o livro é carregado de emoções de diversos tipos. Espero que como sempre acontece em romances o amor acabe vencendo. Participando da promoção e torcendo muito para ganhar.
    suquinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Gabi, esse livro é realmente maravilhoso e sua resenha ficou impecável, também fiz resenha dele no blog :) não vou participar da promoção porque já tenho o livro, melhor dar chance de outra pessoa ganhar e ter o prazer da leitura né?
    adorei seu blog e estou seguindo, carinho enorme por esses cantinhos mágicos. beijos flor
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!! Participando e torcendo!
    Marie dos Santtos
    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Eu seria um desses leitores que iriam se irritar um pouco com a personagem principal mas nada que fosse mudar minha opinião sobre a história e os acontecimentos.Esse livro é daqueles que dá uma mexida no seu psicológico e te prende na maioria dos momentos.Eu gostei muito da personalidade dos
    personagens mesmo com seus defeitos eles sabem encantar.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Participando e torcendo muito!!
    Zilda Rosa dos Santos
    zildarosadossantos1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Participando :)

    carol.passador@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Já me sinto totalmente envolvida pela historia, por todo o sofrimento dos personagens e pela forma que de certa forma, o destino uni eles.
    Fiquei muito curiosa pra saber tudo o que Nastya passou e sofreu, e o motivo para sua vida ser do jeito que é.
    Achei lindo o que você disse sobre "levantar se você consegue, mesmo após algo terrível acontecer". Josh e Nastya fizeram isso, encontraram um jeito de levantar depois de tudo que passaram.
    É uma linda historia, ótima resenha.

    Participando! (ESQUECI DE COLOCAR O E-MAIL)
    thamires-menezes_hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. A capa desse livro é muito bonita.
    Eu nunca tinha lido uma resenha desse livro e gostei bastante. A premissa é ótima, e a historia parece ser muito emocionante. Espero ler e gostar dessa historia!

    thaisdoria@live.com

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei da historia do livro e principalmente da capa. Parece ate aquelas imagens de ilusões de ótima.
    Eu só não gosto muito de livros em que as pessoas ficam se martirizando por algo que aconteceu. Espero que esse livro não seja o casa e que seja uma leitura tranquila. Vou coloca-los na minha lista de leitura.
    :*

    thiagorozaferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Acredito que vou amar esse livro. Adorei sua resenha foi, muito bom conhecer esse livro.
    Fiquei totalmente envolvida com esse livro, simplesmente é o tipo de historia que eu adoro ler.

    keliscristinaps74@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei bastante da historia. Acredito que vou gostar de ler esse livro. Gosto muito de livros em que o personagem tem esses dramas. Acho que a leitura vai fluir.
    Adorei a ideia da capa, não sei se tem a alguma coisa a ver com a historia, mas é muito bonita.

    thaisasilvadg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Todas as resenha que li sobre esse livro foram positivas. Não leio muito livros assim, mas ele parece ser muito bom. Vou ler esse livro e espero gostar.

    Gostei dessa capa, não me lembro de ter visto um livro com ilusão de ótica. Acho muito bonito assim!

    augustobarbosa.66@hotmail.com

    ResponderExcluir