Logo

Garota Exemplar - Gillian Flynn

Imagem: Melina Souza
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 448
Ammy Dunne desapareceu. No dia do seu quinto aniversário de casamento, seu marido, Nick, encontra a casa revirada e nem sinal da esposa. Tudo indica se tratar de um sequestro, e Nick imediatamente chama a polícia, mas logo as suspeitas recaem sobre ele. Exibindo uma estranha calma e contando uma historia bem diferente da relatada por Amy em seu diário, Nick parece cada dia mais culpado, embora continue a alegar inocência. À medida que a investigações se desenrolam, porém, fica claro que a verdade não é o forte do casal.
Nick e Amy eram um casal perfeito vivendo um conto de fadas em Nova York, até serem obrigados a se mudar para o interior. A partir daí a vida vira um inferno. Debaixo do mesmo teto, eles mal se falam e a tensão cresce a cada dia. Dono de um bar financiado por Amy, Nick se torna um homem frio e distante, com pensamentos um tanto obscuros quanto à sua esposa. No entanto, em seu 5º aniversário de casamento, Nick encontra sua sala de estar revirada e Amy está desaparecida. 

O livro é dividido em três partes basicamente. Primeiramente, a história é contada na visão de Nick e alguns capítulos são anotações em diário de Amy, que nos mostram um pouco mais do passado, como o casal chegou até ali e de certa forma nos fazem olhar para Nick com olhos acusadores, já que suas histórias não batem com as contadas no diário. No entanto, Nick nega de forma ferrenha que tenha feito algo com sua esposa, enquanto as investigações o colocam em péssima posição. Sendo contado em primeira pessoa, na visão de Nick, o livro nos mostra profundamente a mente do personagem, tornando-o muito real, quase tocável.

A história vai sendo contada a medida que a investigação policial se desenrola, onde o passado também vai sendo cada vez mais exposto e deixa cada vez mais dúvidas na mente do leitor, pois a cada nova descoberta, a cada nova pista, mais incertezas surgem e mais a história caminha para um rumo totalmente diferente. Nesse ponto, principalmente, Gillian cria um enredo muito inteligente, o que é claramente perceptível quando cada detalhe novo, cada nova perspectiva de personagem apresentada é totalmente explicada e totalmente coerente com a história, ou seja, nada fica pra trás, sem explicação, sem lógica. Além disso, em nenhum momento o leitor se sente sobrecarregado de informação, precisando voltar a leitura para lembrar de algum detalhe. 

Propositalmente, em cada parte do livro (as 3 que citei anteriormente), é revelado algo que muda totalmente o rumo da história e todas as certezas do leitor. Isso torna o livro totalmente incerto, não num sentido negativo, pelo contrário: a incerteza decorrente de revelações arrebatadoras torna a história a cada página mais fascinante, mais curiosa e fica mais difícil parar de ler.

É difícil falar do livro sem contar algum spoiler, mas posso dizer que Garota Exemplar, a partir da revelação gradual e impactante de quem realmente são os personagens, nos faz questionar qual o limite da persistência humana, até onde iríamos para ter o que queremos, até onde é aceitável ir e por fim, nos faz questionar sobre o quanto realmente conhecemos das pessoas à nossa volta.
"Há algo de perturbador sobre recordar uma memória quente e sentir-se completamente frio."

13 comentários:

  1. Olá flor.
    Nunca li nada da Gillian Flyn, mas tenho interessa sabe? parece ser muito interessante. depois da resenha me deixou com mais vontade ainda.
    Beijos flor
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que te despertou esse interesse! Duvido que você não vá gostar da autora, que escreve de uma forma muito envolvente.
      Bjinhos...

      Excluir
  2. MDS, Que quote final foi essa????? Amei
    Eu ainda não li esse livro, mas sempre leio resenhas que me deixam ainda com mais vontade de correr e comprar logo o livro.
    Adoreiiiii sua resenha
    Amei Amei e Amei
    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/07/dica-de-filme-o-destino-de-jupiter.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada ^^
      Garanto que é um livro que vale cada segundo de leitura.
      Bjs

      Excluir
  3. Ola tudo bem ?
    Ja vi uma resenha sobre , e agora vendo a sua só me aumentou mais a vontade de ler , me parece ser um livro bom e interessante , fiquei muito curiosa pra ler inteiro
    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha eu sinceramente não tive nem interesse de ler esse livro quando ele foi lançado, porque eu acho que para mim ele é um pouco pesado sabe? Eu gostei da trama e tudo mais, mas acabei nem dando muita importância, porque eu acho que não irei gostar da história. Mas ODEIO julgar um livro sabe? Eu acho que vou ver o filme e ai sim vou ter uma noção, pois estou numa fase de leituras mais leves e acho que esse não seria o ideal para mim agora =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-anseio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro, mas não adianta ler sem ter vontade né? Às vezes em uma outra época ele te interesse mais, mas já fica aqui recomendado... :D

      Excluir
  5. Eu lembro da época do lançamento deste livro, foi um burburinho só! Coloquei-o na minha wishlist e sempre acabo colocando um outro na frente...Mas a premissa dele me ganhou de cara!
    Fora que esse suspense me ganhou fácil! Adorei a forma como você construiu sua resenha! Eu só assisti ao filme, ainda não li o livro,(normalmente gosto de fazer o contrário...) mas é uma das minhas metas pra 2015.
    Beijos,
    Alê | Ale's Dreams

    ResponderExcluir
  6. Olá flor. Amei sua resenha!
    Ainda não li este livro, mas estou lendo um da autora que confesso que não está me agradando muito. Mas quem sabe ao finalizar a leitura a minha opinião seja diferente.
    Espero ler este livro também.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado.
      Espero que seja mesmo diferente. Mas não se pode agradar todo mundo né? hahaha
      bjs

      Excluir
  7. Tem um tempinho que não visitava seu blog, havia esquecido do quão lindo ele é.
    sua resenha ficou linda, já dei uma foleada no livro, mas não me senti empolgada para concluir a leitura, acabei passando o livro para uma amiga. Acho que foi momento mesmo... depois disso, nunca mais vi o livro, a amiga não devolveu... :(

    ResponderExcluir
  8. Olá! Que resenha P-E-R-F-E-I-T-A. Me deixou super curiosa! Confesso que não tinha tido muito interesse, mas vc me deixou muito curiosa.

    Beijinhos

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado :3
      Adoro quando me falam isso haha espero que corresponda às suas expectativas!
      bjs

      Excluir