Logo

O Menino do Pijama Listrado - John Boyne

Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2006
Páginas: 192
Bruno é um garoto alemão perspicaz e inteligente de apenas nove anos, mora em Berlim com sua mãe, pai e sua irmã Gretel, a quem ele chama de "caso perdido". Em sua cidade natal, Bruno tinha tudo de que precisava para viver bem: uma casa grande, onde explorava e brincava alegremente, amigos e um conforto típico de uma família com boas condições financeiras.

A narrativa se inicia quando ele e a família precisam se mudar às pressas devido a uma proposta de emprego irrecusável que o pai recebe, trabalho este que Bruno desconhece, apesar de sempre ouvir as pessoas se referindo a ele como comandante. Seu novo lar, ao contrário da casa de Berlim, é pequeno, isolado e desconhecido. Solitário e entendiado, o garoto começa a explorar alguns lugares da casa e arredores, até que encontra uma janela pequena no alto da parede de seu quarto, cuja vista é um lugar estranho onde as pessoas, em sua maioria homens - desde crianças a idosos -, ficam de pijamas o dia todo. Curioso, ele faz diversas perguntas aos familiares e empregados sobre a cerca que separa a casa do enorme campo. No entanto, ninguém lhe dá grandes detalhes, tudo o que ele sabe é que não deve ir ao outro lado e aquelas pessoas também não podem atravessar a cerca, o que Bruno acha muito injusto, pois do outro lado há muitas crianças que poderiam ser seus amigos.

"[…] enquanto ele observava as centenas de pessoas na distância prosseguindo com os seus assuntos, e era o fato de que todos eles – os meninos pequenos, os meninos grandes, os pais, os avôs, os tios, as pessoas que vivem sozinhas nas ruas da vida e não parecem ter parentes – usavam as mesmas roupas: um conjunto de pijama cinza e listrado com um boné cinza listrado na cabeça."

Como toda criança tomada pela curiosidade, Bruno resolve explorar mais o território, se aproximando muito da cerca e encontrando do outro lado Shmuel, um garoto cabisbaixo, faminto, sujo e cansado, que coincidentemente nasceu no mesmo dia que ele. Aos poucos eles desenvolvem uma grande amizade, mesmo com a cerca que os separa; Bruno presenteia o amigo com pão e alguns alimentos, quase todos os dias, enquanto se encontram às escondidas. 

Durante boa parte da narrativa o protagonista permanece com o desejo de ir até o campo de concentração, que inocentemente chama de "fazenda". A inocência da infância funciona como um pano de fundo para o desenrolar; Gretel, influenciada diretamente por pensamentos nazistas, começa a ter atitudes inadequadas para uma garota de sua idade, a mãe começa a discordar do trabalho do marido de chefiar o campo, e a mente de Bruno fica cada vez mais confusa e atraída para aquela realidade desconhecida.

"A infância é medida por sons, aromas e visões, antes que o tempo obscuro da razão se expanda."

Outros acontecimentos se desenrolam, tornando a narrativa ainda mais envolvente. As páginas foram passando simultaneamente, sem que eu notasse a história me prendeu do início ao fim, me impossibilitando de fazer qualquer coisa que não fosse descobrir que rumo a cumplicidade de duas crianças com realidades opostas tomaria. O autor soube dividir com êxito o foco da história, alternando entre o que acontece com os dois meninos e o que a Segunda Guerra Mundial desencadeou. O olhar crítico do autor uniu uma visão mais completa acerca da Guerra e da vida de pessoas que ficaram no meio do Holocausto com o que um coração puro e inocente pode fazer.

Apesar de o livro ser narrado em terceira pessoa, o ponto de vista de Bruno tem grande importância e impacto. Acredito que a amizade entre um judeu e um alemão de família nazista nunca mais poderá ser retratada com tanta veemência como foi feito por John Boyne, com sua narração sensível e tocante foi impossível não chorar em vários momentos. Mesmo que eu tenha lido o livro em apenas um dia, continuei fragilizada por muito tempo depois. O final é chocante, emocionante, arrasador e imprevisível. Não sei bem o que eu esperava, mas certamente não era isso, é uma trama completamente digna dos mais de 5 milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, e também da adaptação cinematográfica que ganhou, em 2008. Sem dúvidas, um dos meus livros favoritos por toda a vida.

15 comentários:

  1. Oie, tudo bem?
    Eu nunca li esse livro acredita? Na verdade não sou muito chegada em clássicos, mas preciso ler esse, pois nem o filme eu vi. Gostei muito da resenha que voltou a despertar a minha curiosidade acerca desta história.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Oi, ainda não li esse livro e não sei se lerei, não gosto muito desse tipo de história que retrata a realidade, por mais que seja passado. Acho triste. Ainda mais quando envolve criança.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiiie
    O final é realmente chocante.
    Eu ainda não li o livro, mas assisti o filme e chorei feito uma louca.
    Pretendo ler o livro o mais rápido possível.
    Sua resenha ficou perfeita. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esse livro e o filme, é uma história tão bonita <3 Adorei a maneira como voce fez a resenha, ficou muito bem escrita. O final me fez parar pra pesquisar mais sobre os campos de concentração, e realmente... era uma realidade bem dura, pra dizer o mínimo. Também fiquei bastante chocada com esse final.

    Thais na Cidade

    ResponderExcluir
  5. Oie, nunca li o livro, mas vi o filme e chorei horrores. Adorei a resenha!
    Beijos, www.adocandoasfalas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Gabi. Sua resenha me convenceu, nunca tive muita vontade de ler este livro, mas agora o irei fazer o quanto antes. Ótima resenha!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriela, eu sou louca para ler esse livro, até hoje eu apenas vi o filme e confesso que sou apaixonada por ele, é uma história e tanto! Ainda quero assistir de novo o filme, mas só depois de ter lido o livro :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Gabi,
    confesso que morro de medo de ler esse livro, por diversos comentários de pessoas como você que chorou muito ao ler, também não vi o filme, minhas emoções são muitas e fico realmente abalada. esse é o caçador de pipas são da minha lista: quero ler, mas tenho medo rs
    Beijos
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  9. Olha eu já vi muita gente falando desse livro.
    Tenho receio de compra-lo sabia? Não sei o que esperar dessa história.
    Acho que futuramente pode ter certeza que darei uma chance para leitura, porque me parece ser bastante envolvente e pelo que disse chocante o seu desfecho. Nem imagino. Mas gostei muito de tudo que você abordou em sua resenha.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-album.html

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo fala desse livro, mas - talvez por ter sido leitura obrigatória na época de escola - nunca li. Pois é, mas estou bastante curiosa. Agora só preciso arrumar um dia em que possa chorar haha
    Beijos!
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, sua linda! Amei a sua resenha.
    Já li este livro e como sempre o autor me conquistou com a sua narrativa e escrita.
    Confesso que mesmo eu amando este livro, o meu favorito é Fique Onde Está e Então Corra que é o mais extraordinário das obras.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    esse livro também é um dos meus favoritos da vida, mas, ao contrário de ti, achei o final dele bem previsível. Mas concordo sim, o livro é digno das milhares de cópias vendidas que tem.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  13. Ai que resenha linda <3
    Infelizmente nunca tive a oportunidade de ler esse livro, mas é uma coise que pretendo fazer em breve.
    Gosto muito de livros que tratem sobre a segunda grande guerra e o holocausto, então com certeza essa é uma leitura indispensável.
    Espero muito poder ler em breve, e aproveitar todas as lições que obra nos traz.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Gostei do livro, mas não amei do jeito que você amou não... talvez porque eu tenha lido logo depois de um dos favoritos da minha vida, que é A menina que roubava livros, e que se passa na mesma época. Na comparação, O menino do pijama listrado acabou perdendo e, ao contrário de você, eu meio que já esperava por aquele final. Mas é bem interessante acompanhar o desenrolar do relacionamento entre os dois meninos, o olhar inocente do Bruno deu um toque especial ao enredo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Só de olhar essa capa me da dor no coração.
    Esse livro tem uma história de amizade tão bonita, e tão triste.
    Eu não consegui nem assistir o final do filme na segunda vez que fui ver.
    beijinhos
    becodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir