Logo

Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

Imagem: Daninha Farias

Autor: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 336
"Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular."

Sempre quando imaginamos um primeiro encontro, pensamos em uma festa, restaurante ou na casa de um amigo, não em uma torre, e não quando você está prestes a pular. É isso que acontece com os dois protagonistas dessa história, ambos convivendo com suas dores interiores que chegam a pensar se não é justo acabar com tudo isso.

O livro começa com Theodore Finch, cuja primeira frase é: "Será que hoje é um bom dia para morrer?". Entre os diálogos e as aulas monótonas da semana ele sempre pensa em desistir, mas algo que me surpreendeu em Finch foi que quando ele está "acordado" ele tenta viver a vida da melhor maneira possível, tentando aproveitar ao máximo cada momento, conhecer pessoas, visitar lugares, viajar. Coisas que levamos a vida inteira para aprender.

Já Violet que sempre sonhou em ser escritora e que tinha um blog com a irmã antes do acidente parece querer desistir de tudo. Usando os óculos de Eleanor e prometendo nunca mais escrever, ela segue seus dias, pensando no desastre da sua vida.
"O mundo quebra a cada um deles e eles ficam mais fortes nos lugares quebrados."
Violet sempre foi popular na escola, e Finch sempre foi conhecido como o esquisito e sofria com isso por todos na escola. No alto da torre, quando começa o livro, Theodore convence Violet a descer e pensar na vida de outra forma, mesmo ele passando pela mesma coisa, fazendo ainda com que toda a escola pense que Violet é que o salvou. No outro dia, na aula de geografia, o professor apresenta um trabalho em que os alunos deveriam visitar os lugares em Indiana, e Theodore pede para fazer o trabalho com Violet, que aceita relutante. Eu pessoalmente amo o personagem do Finch, suas filosofias, seu jeito, suas aventuras; e no decorrer da história Violet também percebe que ele é muito mais do que ela esperava.

A medida que eles vão se encontrando para fazer o trabalho, eles começam a se tornar verdadeiros amigos, ambos compartilhando suas vidas e seus sofrimentos e tentando encorajar um ao outro a superar seus medos e traumas. A depressão é uma doença muito séria, e muitas vezes a maioria das pessoas não ligam. O livro retrata fielmente como é sofrer de depressão e sentir que sua vida não vale a pena. Sinceramente, esse livro deveria ser lido por todas as pessoas, pelo menos uma vez na vida.

"Olho para ela longamente. Conheço a vida bem o suficiente para saber que não podemos acreditar que as coisas vão ser sempre iguais, não importa o quanto a gente queira. Não podemos impedir que as pessoas  morram. Não podemos impedi-las de ir embora. Me conheço bem o suficiente pra saber que ninguém consegue me manter acordado ou me impedir de dormir. Tenho que fazer isso sozinho. Mas, cara, como gosto dessa garota."

Por Lugares Incríveis é um livro inesquecível, com um final devastador que te deixa passar noites em claro pensando em como é linda toda a história. Um dos meus favoritos! Sempre quando me lembro desses dois personagens peculiares me dá um aperto no coração. Eles são incríveis e ambos com suas próprias dores despertam a vontade de salvar um ao outro e continuar vivendo.
"O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa."  

18 comentários:

  1. Oi Alanys, tudo bem? :)
    Quero muito ler esse livro desde que vi primeira resenha. Já saquei o e-book e pretendo ler até ao final do ano, mas estou à espera do Outono/Inverno porque acho que combina melhor (cá em Portugal é Verão).
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?! Achei seu blog muito interessante. Já segui o blog e curti a fan-page. Sucesso ^-^

    Esse livro parece ser muito bom, quero ler desde que lançaram. A resenha está ótima.
    (OBS : A capa também é linda)
    Abraços do Dan
    •bookdan.blogspot.com
    •facebook.com/leituradan
    •twitter.com/@leitura_dan

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse livro, mas não consegui achar ele tão emocionante quanto todo mundo acha, Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vamos confessar?? Esse livro já tem uma capa lindaaa :)
    E estou doida para ler, ainda mais que você disse que a história é inesquecível. Amei :)
    Bjsss


    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu já li outras resenhas do livro e cada vez que leio algo sobre ele, sinto mais vontade de ler. Tenho tantas leituras para priorizar, mas acho que de setembro não passa haha

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  6. Capa linda parabens pelo post amei beijoss

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sempre vejo ótimos comentários sobre esse livro, e depois de ler sua resenha, preciso lê-lo!
    Fiquei bem interessada, você me convenceu!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  8. Olha eu sinceramente achei a sua resenha TOCANTE.
    Eu ainda não li direito nenhuma resenha desse livro como eu li a sua e sinceramente gostei da maneira como você abordou tudo sobre a história. Mas para vc ter uma ideia eu estou com receio até hoje de pegar ele para ler, porque tenho medo de não gostar e de ficar impressionada depois sabe? Mas dizem que é linda a história. É que assim, eu nunca li nada da temática, por isso estou meia assim. Mas espero que seja de boa e que eu enfrente esse meu medinho =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-boston-boys.html

    ResponderExcluir
  9. Olá, desde que esse livro lançou eu sou louca para ler ele, parece ter uma história comovente e encantadora! Logo que tiver oportunidade irei atrás dele! Parabéns pela resenha que está incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Estou doida para ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade.
    A cada resenha que leio, minha vontade e curiosidade só aumenta, e com a sua não foi diferente.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Alanys!
    Ótima resenha! Sempre vejo comentários muito positivos sobre esse livro e não posso deixar de lê-lo!

    Achei o blog muito bonito e já estou seguindo ;-)

    Abraços,
    Lucas Fagundes
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Estou doida para ler esse livro! A capa é linda, a sinopse chama a atenção e a história realmente parece emocionar. Bela resenha, aliás. Beijos!

    Ensaiando

    ResponderExcluir
  13. Olá, Analys. Eu tinha uma certa curiosidade a respeito do livro e lendo sua resenha vi que não faz o tipo de leitura que eu gosto.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Já faz um tempo que eu estou querendo ler esse livro, e a cada resenha só me faz querer mais :D

    http://perdidoemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá Alanys,
    Já vi alguns comentários sobre esse livro, mas não sei se gostaria de lê-lo. Acho que só não estou no clima. Mas gente, que blog lindo esse, gostei!

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  16. Li várias resenhas sobre esse livro e muitas pessoas o amam demais. Pela sua resenha me apaixonei mais ainda por ele. Preciso reservar um tempinho e terminar de lê-lo. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  17. Menina, que blog lindo!
    Encontrei num grupo de blogueiras e me interessei pelo título, entrei e me deparei com um blog sensacional! Acabei lendo várias resenhas suas e tô adorando a forma como você as escreve. Parabéns, você faz um trabalho maravilhoso.
    Fiquei intrigada em saber o que vai acontecer com a Violet depois de conhecer o Finch. Vou na livraria procurar esse livro.
    Beijos!

    www.ultimobiscoito.com

    ResponderExcluir