Logo

A Escolhida - Lois Lowry

Foto: Minha Vida Literária

Autor: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 190
Livro 02
Kira, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária. Ela supera a habilidade de sua mãe, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo.

O livro A Escolhida, segundo volume da série O Doador de Memórias, conta a história de Kira, que sempre foi rejeitada em seu vilarejo. Nascida com uma perna torta, ela deveria ser levada para o Campo da Partida, onde todas as pessoas que tinham algum tipo de deficiência eram deixadas para morrer. Porém, sua mãe, Katrina, conseguiu salvá-la com a promessa de que a menina não seria um fardo para a comunidade. Anos depois, Kira mostra-se uma ajudante eficiente no galpão de tecelagem, conta histórias para as crianças pequenas e faz lindos bordados.

Tudo parece se encaminhar bem, até que Katrina morre de uma doença súbita e, para que outras pessoas não sejam contaminadas, o casebre das duas é queimado. Sendo rejeitada por sua comunidade depois que sua mãe morre, todos querem sua morte e até convocam um julgamento para decidir seu destino. Contudo, a vida reserva uma surpresa para a garota. No julgamento de Kira, para sua surpresa, os chefes a encarregam de uma tarefa grandiosa: a responsabilidade de continuar o trabalho da mãe, consertando os bordados de uma túnica que há séculos passa de geração em geração.

Kira fica radiante com a proposta e o aceita de bom gosto, o que ela não sabe é que existem muitos segredos por trás das profundezas do edifício e de todos os guardiões. Abrigada no centenário Edifício do Conselho, ela faz amizade com Thomas, o entalhador responsável por restaurar o cajado usado na Congregação, a maior cerimônia do vilarejo. Os dois vivem juntos em um mundo de conforto e companheirismo, mas que não demora a ser abalado. Eles começam a suspeitar que a grandiosidade de suas tarefas é apenas o disfarce para algo nefasto e, diante da realidade, não poderão ficar impassíveis. Seu pai morto, sua mãe deixada para morrer e um bebê que chora todas as noites, são uns dos grandes mistérios deste livro.

Kira é confrontada e perguntas e mais perguntas invadem sua mente: O que haverá do outro lado? Que mundo é esse que ela vive? O que eles querem de dela? Ela então precisará tomar muitas decisões e tentar mudar o rumo da sua história.

"Em meio á penumbra, ela observou o cego, o menino desertor e o cão de rabo torto se afastarem pela trilha. Quando já não podia mais vê-los, dirigiu-se ao que o futuro lhe reservava. O azul estava em sua mão e ela conseguia senti-lo palpitar, como se tivesse recebido o sopro da vida e começasse a renascer."

Em uma incrível análise de uma sociedade do futuro, Lois Lowry leva o leitor a mais uma jornada de reflexão sobre memória, criatividade e valores que aprendemos a aceitar como naturais. Em um clima quase de Idade Média, a protagonista e os personagens são bens construídos e revelam a real sagacidade da natureza humana quando posta a prova. A Escolhida é um livro extremamente audacioso e fácil de ser lido, é muito interessante e abre uma reflexão acerca do mundo construído impecavelmente por Lois Lowry.

Simplesmente amei! Vale ressaltar que os personagens do segundo livro não são os mesmos que os personagens do primeiro, embora o universo seja praticamente o mesmo, e isso foi o que me surpreendeu no início, já que não tive essa informação anterior a leitura. Confesso que estou ansiosa para o terceiro livro e espero que possa dar mais algum sentido e unir as duas histórias.

2 comentários:

  1. Não conhecia o livro *-*
    Para mim ele seria uma ótima opção pois enjoei de ler o mesmo gênero rsrs

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  2. Super curiosa para ler o segundo, mas fico tão desanimada quando as capas de uma trilogia/ série não conversam entre si. :(
    Beijos

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir