Logo

Resenha: A 5ª Onda - Rick Yancey

Foto: @Narcisistas
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Ano: 2013
Páginas: 368
Livro 01

Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

Em A 5ª Onda, volume 1 da trilogia, Rick Yancey traz ficção científica e uma invasão extraterrestre de forma totalmente diferente, mesclando de modo ímpar ação, mistério, suspense, e romance. Através do diário de uma adolescente de 16 anos, conhecemos o que se passou antes e durante uma série de catástrofes responsáveis por dizimar a humanidade. A história é narrada em primeira pessoa por Cassie Sullivan - não Cassie de Cassandra ou Cassidy, é Cassie de Cassiopeia, a constelação - e outros três personagens que fazem parte da sua vida. Cassie, uma adolescente normal de 16 anos, morava com os pais e o irmão Sammy, e nutria um amor platônico por Ben Parish, um galã jogador do time da escola que mal sabia que ela existia. Em busca de um emprego de verão para juntar economias, Cassie dedicava muito de seu tempo para pensar em seu futuro, até que uma nave-mãe misteriosa e silenciosa é avistada no céu.

Dez dias se passam sem que a nave faça qualquer contato com a Terra, deixando toda a população exasperada e curiosa. No entanto, no décimo primeiro dia desde a chegada, apagam-se as luzes. Tudo o que é movido à energia elétrica, motores e derivados, simplesmente deixa de funcionar. Isso desencadeia diversos acidentes entre carros, queda de aviões, incêndios e etc. Esta é a 1ª Onda. Alguns dias depois, acontece a 2ª Onda, ondas enormes varrem toda a parte litorânea do planeta, deixando tudo debaixo d'água. Na 3ª Onda, uma peste sangrenta acaba com metade do que sobrou da população, definhando-os aos poucos, sangrando-os por cada orifício existente no corpo e causando alucinações. Na 4ª Onda, chamada Silenciador, os "outros" assumiram nossas formas e começam sua caçada pelos últimos sobreviventes. A 5ª Onda, bem, é viver para descobrir.

"É difícil planejar algo que vai acontecer no futuro, quando o que vai acontecer no futuro é algo que não se planejou."

Cassie, ao contrários das mocinhas de alguns livros, é sagaz, forte e destemida, mesmo tendo vivenciado todos os estágios de destruição e sentido na pele a dor de algumas perdas. Em sua barraca, no meio da floresta, Cassie passa os dias tentando sobreviver e temendo ser a última humana na face da Terra. Mas algumas coisas mudarão para ela, e ela precisará decidir entre permanecer onde está, só tentando continuar viva, ou seguir em busca do irmão e correr grandes perigos. E como se não bastasse, um estranho e um reencontro a surpreenderão, trazendo muitos acontecimentos e obstáculos.

"Achei que sabia o que significava solidão antes de ele ter me encontrado, mas agora sei que não tinha a menor ideia. É impossível saber o que é a verdadeira solidão até ter conhecido o oposto."

O universo e os acontecimentos arquitetados pelo autor são surpreendentes! Além do mais, o vilão "invisível", ardiloso e imbatível foi simplesmente incrível para a trama. Eles sabem a maneira como a humanidade pensa, age, e sempre estarão um passo a frente, o que torna o embate ainda mais emocionante. Confesso que os "outros" são os melhores vilões sobre os quais eu já li! Inteligentes e habilidosos, decidiram que os seres humanos deveriam ser extinguidos em estágios - "ondas"-, não prejudicando completamente o planeta. Os outros lados da história narrados pelos demais personagens também tornaram a narrativa rica e detalhada, embora um tanto quanto lenta.

A forma com que Rick Yancey transpôs os sentimentos humanos me deixou surpresa. E o que mais me marcou no livro foi a mensagem que o autor trouxe, de que todas as vidas valem a pena, todos merecemos uma chance, todos somos valiosos. Pois, no momento em que decidirmos que uma pessoa não importa, a maldade vence. Gostei tanto do livro que marquei como favorito no Skoob, e estou ansiosa para a adaptação que será lançada dia 14 de janeiro.

11 comentários:

  1. Eu tô é louca pra ler esse livro e tem o filme ainda, né, que vai sair! Eu fiquei sabendo do livro pelo trailer no cinema e, ah, gostei da resenha. Me deixou mais animada ainda!
    Beijos!
    http://laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o trailer desse filme, nem imaginava que era baseado em um livroooo! Não estou sabendo lidar com isso hahahaha
    Adoreiii a sua resenhaaa, o livro parece ser muitoooo bom! Vou tentar ler antes de ver o filme.
    Beijossss, Chris Pereira
    http://blogdontstop1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou loucaaaa por esse livro, amei sua resenha e fiquei mais empolgada em saber que você marcou como favorito. Vou ler sem a menor dúvida, mas tenho que ler pra ontem!
    <3

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Esse é um livro que está sendo muito comentado por aí. Inclusive, A Quinta Onda é uma das adaptações literárias que estreiam em 2016, né? Já estou na espera. Ainda não li o livro, mas só pela resenha já imagino o sucesso que será o filme.
    Notei que tem um pouco de mistério e suspense. Adoro isso <3
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oie,

    Já vi falarem tanto do filme que eu já não estou me controlando para ler esse livro, eu tenho que ler esse livro para depois ir atrás do filme. Amo distopias e amo ainda mais quando as personagens não são chatas como em outros livros. E livros com extraterrestres me deixam curiosa para saber como o autor tratou desse tema.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  6. Oie
    a divulgação do filme está a mil haha eu espero ver assim que lançar mas nunca tive curiosidade no livro, sua resenha está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Desde do barulho que o filme fez, tenho interesse na leitura e sua resenha me deixou mais curioso ainda, principalmente para conhecer os OUTROS! Adorei!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Estou muito ansiosa por esse livro, tanto que li por cima sua resenha para não pegar eventuais spoilers. Inclui ele na minha meta de leitura para ler antes de assistir ao filme ;)

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Adorei a resenha e fiquei curiosa para ler o livro. Já vi que o filme está fazendo sucesso e atraindo pessoas para as bilheterias, mas eu tenho sérios problemas com livros que viram filmes, porque eu preciso ler o livro antes de assistir. Então provavelmente eu vá esperar pra ver o filme. Até convidei uma amiga, mas ela achou a história boba porque envolve extraterrestre.
    Mas enfim, quando eu ler te conto o que achei.

    Até mais!
    www.janeladesorrisos.com

    ResponderExcluir
  11. Eu me apaixonei por esse livro ! Sua resenha está incrível meus parabéns, não vejo a hora de ler a continuação ❤️

    Bjoos Miih !
    www.descafeindas.com.br

    ResponderExcluir