Logo

O Vilarejo - Raphael Montes

Autor: Raphael Montes
Editora: Suma de Letras
Ano: 2015
Páginas: 96
Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Em 2014, Raphael Montes recebeu uma ligação do sócio de um sebo de Copacabana, que após adquirir um acervo de mais de 7 mil livros de uma senhora falecida meses antes, queria saber se o autor se gostaria de analisar o material. Com uma caligrafia fina e tinta desbotada, Elfrida Pimminstoffer escreveu em cimério, língua morta do ramo botno-úgrico. Assim, Raphael pediu que um professor traduzisse o material, mas este se recusou recomendando que ele jogasse tudo fora, pois havia algo estranho nos textos. Persistente, o autor acabou conseguindo que os estranhos textos fossem traduzidos para a nossa língua, trazendo uma coletânea de contos que o introduziram na literatura de terror.

O Vilarejo apresenta um pequeno conto para cada pecado capital, e para cada conto o nome de um demônio, como por exemplo Satan, que representa a ira, Lúcifer, a soberba, Belzebu, a gula, Asmodeus, a luxúria, Leviatã, a inveja, etc. Situadas num vilarejo desconhecido, dominado pela neve e pelo frio, as histórias retratam famílias que buscam a sobrevivência e tentam lidar com os horrendos acontecimentos causados pela guerra, que estão acabando com a sanidade dos habitantes.

Foto: Romances e Leituras
O livro relaciona os 7 pecados capitais e os príncipes do inferno, como já mencionado, com os moradores do vilarejo e os personagens principais. No entanto, os vilões destas histórias não são criaturas paranormais, monstros e similares, são idosos, crianças e chefes de família, o que desconstrói de forma incrível a visão pré-concebida que se tem do terror. Inicialmente soltos e sem relação, os contos avançam e vão se entrelaçando uns aos outros dando sentido aos acontecimentos. Trás vários personagens bem devolvidos, outros nem tanto, e um cenário muito bem descrito que conduz o leitor por uma ambientação excepcional.

Fiquei muito surpresa quando percebi que os protagonistas de um conto acabam sendo coadjuvantes em outro, e que quando protagonistas, mesmo que não narrem, só se sabe o que nos permitem saber, mas quando coadjuvantes, ficamos incrédulos com o que tais personagens foram capazes de fazer. Começa com Felika, a mulher de Anatole e mãe de três filhos; passando pelas irmãs Vália, Velma e Vonda dominadas pela inveja; indo de encontro ao Negro Caolho, que "pecou" apenas por ser diferente dos que ali já estavam; seguido pela vingativa Jekaterina e Ivan, o bravo e corajoso ferreiro, que precede uma orfã criada pela avó. E é aí que somos levados ao grande final!

Foto: Leitora Viciada
A narração é incrivelmente envolvente, interessante e surpreendente, faz com que o leitor experimente sensações muito intensas. É uma história muito bem escrita e pavorosa, que nos prende e nos deixa transtornados com a natureza humana. As ilustrações macabras derão um "quê" à mais na história, e me deixaram completamente apaixonada pela edição.

16 comentários:

  1. Esse livro é simplesmente P E R F E I T O <3
    E adorei sua resenha <3 Seguindo seu blog, Beijoss
    Jhe <3
    http://jheinisduarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Menina! Eu amei esse e todos do Raphael Montes e esse tudo é lindo a capa, os desenhos, mas medonho ne? Juro que no final levei um susto, não esperava aquela imagem... 😨
    Amei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? Ouço falarem muito bem desse livro, mas ainda não li ): Espero ter uma oportunidade algum dia, o enredo parece bem cativante.

    ResponderExcluir
  4. Gente do céu! Confesso que nunca tive vontade de ler esse livro, mas sua resenha acabou me instigando bastante e quem diria que isso aconteceu com o autor... Mas isso tudo só veio a calhar para ele fazer um belo trabalho.

    Não vejo a hora de ler.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tive um enorme vontade de ler os livros do Raphael, o maior problema agora é que o frete para a minha cidade está muito alto. Eu gostei da tonalidade dessa capa, mas desperta algo um pouco sombrio. A última foto pareceu muito com Smeagol, de o senhor dos anéis. Poxa, eu encararia a leitura numa boa!

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha visto outros blogs falarem desse livro, mas nunca tinha me interessado ao certo.
    Sua resenha me convenceu de que pode ser uma boa leitura.
    Dica anotada!
    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Estou apaixonada por essa diagramação. É bem o estilo de livro que costumo gostar. Obrigada pela dica, não conhecia esse.

    ResponderExcluir
  8. Já comentei aqui, mas entrei no blog e vi não guento gente kk amo esse livro ❤

    ResponderExcluir
  9. Desde que lançou esse livro que meus amigos vem tentando me fazer ler ele, mas sem sucesso tenho que lhe dizer, não e uma leitura que me encha os olhos, apesar de ter gostado da premissa e da forma da qual ele ele trabalhou a história. Sua resenha está muito boa isso sim, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiii Gabriela, como vai?
    Garota fiquei chocada diante de quanta coisa boa esse livro traz, fiquei muito afim de realizar a leitura, é um gênero me atrai de todas as maneiras, e a edição parece estar impecável.
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi
    Já li esse livro e achei simplesmente sensacional! Como você disse, aos poucos as histórias vão se amarrando e dando um desfecho muito bom... surpreendente! Estou doida para ler as outras obras do autor ;)
    Ahhh já estou seguindo o blog e espero a sua visita... bjokas

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/2016/07/o-palhaco-esta-em-greve.html?utm_source=bp_recent&utm-medium=gadget&utm_campaign=bp_recent

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu adoro livros com narrativas surpreendentes, além disso, isso de sete pecados capitais e tal chama muito minha atenção. Porém, fico com um pé atrás porque não gosto muito de ler livros que assustam, mas vou pensar.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Estou louca para ler esse livro. Nunca li nada do autor, mas escuto coisas ótimas sobre seus livros. Gosto da premissa dos 7 pecados capitais!
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Oie
    eu quero muito ler os livros desse autor, inclsive esse que está com essa edição linda e sempre ouço vários elogios, parabéns pela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Antes de mais nada a edição parece super caprichada né!
    Gosto deste gênero de livro, e achei interessante o conceito dos 7 pecados capitais.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu sou louca por esse livro do autor, adoro a capa e o enredo. Gosto da ideia de desconstruí estereótipos dentro do Terror, apesar das criaturas de outro mundo, o problema mesmo está no ser humano. Outra coisa, adoro contos. Ou seja, o livro traz todos os elementos que curto numa obra.

    ResponderExcluir